domingo, 30 de novembro de 2014

Azenhas do Mar - Portugal

É uma aldeia no litoral do concelho de Sintra, freguesia de Colares. Desenvolvendo-se ao longo de uma ribeira/linha de água que corre para o Atlântico e quebra as arribas da costa, e na qual existiam azenhas (daí o nome), tem na base uma praia na qual existe uma piscina oceânica.


Fonte: wikipedia

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Quetzal

É uma ave com plumagem de bonitas cores da família Trogonidae, que pode ser encontrada nas zonas tropicais da América Central. Apesar de o termo "quetzal" ser aplicado a todas as espécies do género Pharomachrus, é muitas vezes usado para designar uma única espécie, o quetzal-resplandecente, Pharomachrus mocinno.
O nome "quetzal" é derivado da palavra náuatle quetzalli, "pena de cauda grande e brilhante". O nome científico Pharomachrus vem do grego pharos ("manto") e makros ("longo"), em referência à plumagem da cauda e asas do quetzal resplandescente.


Fonte: wikipedia

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Pão de Açúcar - Rio de Janeiro

É um complexo de morros localizado no bairro da Urca e composto pelo morro do Pão de Açúcar (que dá nome ao complexo), morro da Urca e morro da Babilônia. Junto com a estátua do Cristo Redentor é o maior cartão-postal da cidade do Rio de Janeiro e um dos mais famosos do Brasil. Pelas características únicas, margeado pelas águas da baía de Guanabara, constitui-se em uma referência turística internacional para a cidade.
Possui como atração complementar o passeio de teleférico, interligando a Praia Vermelha e o Morro da Urca ao Pão de Açúcar. Conhecido como Bondinho do Pão de Açúcar, o teleférico foi idealizado em 1908 e inaugurado em 1912, tornando-se o primeiro teleférico instalado no país e o terceiro do mundo. Nesses mais de noventa anos de existência, já transportou mais de trinta milhões de pessoas. Na última estação do bondinho tem-se a vista panorâmica das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói.


Fonte: wikipedia

domingo, 23 de novembro de 2014

Anambé-roxo - Xipholena punicea

É uma ave passeriforme, da família Cotingidae, que ocorre na Amazônia setentrional e no escudo guianense. A espécie possui cerca de 19 cm de comprimento, macho de coloração purpúrea sedosa, asas de um branco puro, contrastante com as pontas negras, e fêmea acinzentada. Também é conhecida pelos nomes de anambé-pompador, bacaca, bacacu e uacacu.


Veja também: Aves exóticas

Fonte: wikipedia

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Castelo Rosenborg

É um castelo em Copenhaga, capital da Dinamarca. O castelo foi construído em 1606, e representa bem a arquitetura do período do rei Christian IV. Passou por algumas reformas e ampliações, chegando à atual arquitetura em 1624.


Até aproximadamente 1710, o castelo era usado como residência da família real, mas após o reinado de Frederick IV, somente foi utilizado como tal em dois momentos, em 1794, quando o Palácio de Christiansborg foi incendiado, e em 1801, quando os ingleses invadiram Copenhaga.

Atualmente está aberto para visitações de turistas. Hospeda um acervo com objetos da família real, que vão do século XV ao século XIX.


Fonte: wikipedia

sábado, 15 de novembro de 2014

Catedral de Notre-Dame em Paris

É uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), situa-se na praça Parvis, na pequena ilha Île de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena.


A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual. A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados.

Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um "clima" de misticismo em seu interior. 


Fonte: wikipedia

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Rainbow Lorikeet

Essa espécie de papagaio é encontrada na Austrália, leste da Indonésia, Papua Nova Guiné, Nova Caledônia, Ilhas Salomão e Vanuatu. Como sugere seu nome, o Rainbow (arco-íris) Lorikeet é muito colorido.Quase todas as cores do arco-íris podem ser encontradas em suas penas.



Fonte: josean

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Casa de Santa Maria e Farol-Museu de Santa Marta (Veleiro Crioula, no horizonte) – Cascais (Portugal)

A Casa de Santa Maria foi construída em 1902, tendo sido projetada pelo Arquiteto Raul Lino.


Esta Casa, adquirida pela Câmara Municipal de Cascais em Outubro de 2004 à família Espirito Santo, atualmente é dada a conhecer através de visitas guiadas, nas quais é dado particular relevo à obra do próprio autor do projeto, com uma visita temática à exposição Raul Lino em Cascais, que proporciona aos visitantes o conhecimento da vida e principais obras presentes no concelho deste conceituado arquitecto.

Projetada em comprimento, a Casa de Santa Maria é constituída por uma sucessão de compartimentos, resultado de um exercício de crescimento bem idealizado. No seu interior destaca-se a articulação de uma série de elementos, ressaltando um elevado número de azulejos figurativos e de padrão, tanto de iconografia campestre como religiosa, e o teto de madeira pintado a óleo, que foi adaptado à sala de jantar. 


A existência de tão rica e diversificada coleção de azulejos – painéis como a Purificação de Nossa Senhora, a Fuga para o Egito, a Virgem com Jesus e São João Meninos, a Circuncisão, Jesus entre os Doutores, Nossa Senhora costurando e os tetos de madeira pintados – revelam uma valia patrimonial indiscutível, visto tratar-se de repertório artístico do barroco português.

O Farol Museu de Santa Marta integra-se no perímetro cultural constituído pela Cidadela, Museu Condes de Castro Guimarães, Centro Cultural de Cascais, Fortaleza de Nossa Senhora da Luz, Museu do Mar e Casa Henrique Sommer.

Com projeto de arquitetura da autoria de Francisco Aires Mateus e Manuel Aires Mateus e programa museológico da responsabilidade de Joaquim Boiça, o Farol-Museu de Santa Marta nasceu a partir do forte e farol com o mesmo nome.

As obras de adaptação às novas funções tiveram início em 2006, promovendo a requalificação e conversão do Forte e Farol de Santa Marta em espaço de cultura e lazer, embora mantendo as suas funções de sinalização costeira, sob a direção da Marinha, através da Direção de Faróis. Inédito no país, o Farol-Museu oferece um espaço expositivo criado nas antigas residências dos faroleiros e que se divide em três pólos: dois núcleos expositivos e um auditório.


Veja também: Ponta de Piedade - Algarve - Portugal


Fonte: dnacascais - Foto de Ana Cristina

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Jacarandá-mimoso

É uma das poucas árvores a ter o mesmo nome comum em quase todos os idiomas do mundo. Além disso, tem dois nomes científicos porque em 1822 foi identificada por duas pessoas que lhe deram nomes científicos diferentes: jacaranda mimosifolia e jacaranda rotundifolia.


É uma árvore maravilhosa para a arborização urbana, caracterizada pela rusticidade, floração decorativa e crescimento rápido. Pode ser utilizada na ornamentação de ruas, calçadas, praças e parques, pois suas raízes não são agressivas. (É largamente utilizada no paisagismo, adornando pátios e jardins residenciais ou públicos, filtrando moderadamente a luz do sol).

Muitos países utilizam o jacarandá-mimoso na arborização de grandes cidades, entre estes podemos citar a Argentina, Brasil, África do Sul, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Itália, Espanha e México, entre outros.

Sua madeira é de excelente qualidade e apresenta cor rosada muito apreciada, é muito dura, pesada, compacta e de longa durabilidade. Ela é empregada, por exemplo, na indústria moveleira, pisos laminados, instrumentos musicais e em aplicações no interior de automóveis de luxo.

Veja também: Famosos túneis de árvores

Fonte: wikipedia

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Parque do Grand Canyon - Estados Unidos

O Grand Canyon encontra-se no território dos Estados Unidos. 


O seu vale foi moldado pelo rio Colorado durante milhares de anos à medida que as suas águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 km. 

Chega a medir entre 6 e 29 km de largura e atinge profundidades de 1600 metros. Cerca de 2 bilhões de anos da história geológica da Terra foram expostos pelo rio, à medida que este e os seus afluentes vão expondo camada após camada de sedimentos. É considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo.

O primeiro estrangeiro a visitar o Grand Canyon foi o espanhol Garcia Lopez de Cardenas em 1540. Porém, a primeira expedição científica ao desfiladeiro foi dirigida pelo Major John Wesley Powell no final da década de 1870. Powell referiu-se às rochas sedimentares expostas no desfiladeiro como "páginas de um belo livro de histórias". No entanto, a área era já ocupada por nativos americanos que estabeleciam povoados ao longo do desfiladeiro, como os hopi.


Veja também: Passarela de vidro do Grand Canyon - Estados Unidos


 

Fonte: portugalglorioso

domingo, 2 de novembro de 2014

Anguilla

É um território nas Caraíbas, que compreende a Ilha de Anguilla e algumas ilhotas próximas, e que tem fronteira marítima com Saint-Martin, uma dependência de Guadalupe, a sudoeste. A oeste, tem como vizinho mais próximo as Ilhas Virgens Britânicas. Capital: The Valley.


O arquipélago se localiza no Caribe, especificamente no extremo norte das ilhas de Sotavento nas Antilhas Menores; compreende a habitada ilha de Anguila e as desabitadas ilhas Scrub, Dog e Sombrero; e alguns ilhéus próximos, também desabitados. O terreno é em geral, rochoso e de pouca elevação. Não há rios, só algumas pequenas lagoas na ilha de Enguia. O clima é tropical com uma temperatura média de 27 °C.

A ilha foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1493. Tornou-se dependência inglesa em 1650, governada em conjunto com as ilhas de São Cristóvão e Nevis. Em 12 de Julho de 1967 proclama unilateralmente a independência e em 1969 a república. Em 19 de Março de 1969 o domínio britânico é restabelecido. Apenas a 19 de Dezembro de 1980 obtém o estatuto de colônia separada.


Fonte: wikipedia

sábado, 1 de novembro de 2014

Lago Lovatnet

É um lago no município de Stryn em Sogn og Fjordane concelho, Noruega. Ele está localizado a cerca de 2 km (1,2 milhas) a sudeste da vila de Loen e cerca de 6 quilômetros (3,7 milhas) a leste de Olden. 


O lago fica a apenas 2 km (1,2 milhas) a sudoeste da Skala Montanha. A água do lago escoa das Montanhas, especialmente das geleiras Jostedalsbreen e Tindefjellbreen. Em seguida, ele flui para fora através do rio para o Loelva Nordfjord.

Veja também: Vila Reine na Noruega

Fonte: wikipedia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...