quinta-feira, 29 de maio de 2014

Torre dos Clérigos - Cidade do Porto - Portugal

A Torre dos Clérigos é uma torre sineira que faz parte da Igreja dos Clérigos e está situada na cidade do Porto, Portugal. É um monumento considerado por muitos o ex libris da cidade do Porto.
A torre foi construída entre 1754 e 1763 com projecto do italiano Nicolau Nasoni sob encomenda de Dom Jerónimo de Távora Noronha Leme e Cernache a pedido da Irmandade dos Clérigos Pobres. O seu arquitecto, Nicolau Nasoni, contribuiu durante muitos anos para a construção da grande torre dos clérigos sem receber nada em troca e só alguns anos depois isso aconteceu.

Está classificada pelo IPPAR como Monumento Nacional desde 19101 .


Veja também: Parque Nacional Torres Del Paine – Chile


Fonte: Wikipédia


domingo, 25 de maio de 2014

Moorea na Polinésia Francesa

é uma ilha vulcânica das ilhas da Sociedade na Polinésia Francesa. Apenas a 17 km a noroeste de Taiti é denominada por vezes como a ilha irmã.
O nome de Moorea quer dizer 'lagarto dourado'. Uma lenda explica que um lagarto gigante partiu com a cauda as duas baías ao norte. Estas baías são as de Opunohu e a de Cook ou Paopao. Curiosamente James Cook, em 1777, ancorou na baía de Opunohu e não na de Paopao. O miradouro de Belvedere (ou Roto Nui) é um ponto de atracção com esplêndidas vistas para ambas as baías.

O nome histórico é Aimeho, ou Eimeo, que quer dizer 'refúgio'. A proximidade com Tahití faia que se utilizasse como refúgio para os guerreiros derrotados. Um exilado foi o rei Pomare II que em 1808 se instalou durante sete anos depois da revolta provocada ao tentar estabelecer um reino absolutista. Hoje em dia continua a ser um refúgio de fim-de-semana para os que querem fugir da capital Papeete.


Fonte: wikipedia

Dubrovnik na Croácia

É uma cidade costeira da Croácia localizada no extremo sul da Dalmácia, na ponta do istmo do mesmo nome. É um dos destinos turísticos mais concorridos do Mar Adriático, um porto marítimo e a cidade mais importante do condado de Dubrovnik-Neretva.

Pela sua beleza natural e urbanística, e pelo que representa para a história, Dubrovnik é conhecida como "a pérola do Adriático" e "Atenas eslava", devido aos seus antigos habitantes a distinguirem como única numa região onde imperava a barbárie e por nela terem proliferado grandes figuras das humanidades e das artes. 

Capital do condado de Dubrovnik-Neretva, Dubrovnik é uma cidade rodeada de muralhas e fortificações, no sopé do monte de São Sérgio, que cai a pique sobre as águas do Mediterrâneo.5 Desde 1979 que o recinto muralhado está classificado como Património Mundial pela UNESCO.


Fonte: wikipedia
.

Parque Nacional Jasper no Canadá

 É o maior e mais setentrional parque nacional canadense nas Montanhas Rochosas. Está localizado na província de Alberta ao norte do Parque Nacional de Banff e ao oeste da cidade de Edmonton, abrangendo uma área de 10.878 km². Tem uma vasta vida selvagem no qual incluem ursos, alces, veados, cougars, carneiros das montanhas, coiotes, renas, caribus, entre outros. No parque situa-se a mais alta montanha de Alberta, o Mt. Colúmbia.
Além das montanhas, florestas, plantas e da vida selvagem, encontramos no parque as geleiras do Columbia Icefield, fontes termais, lagos, quedas d´água, trilhas (mais de 1.200 km) e inúmeras outras atrações naturais. Além disso, grandes rios se originam no parque, como o Rio North Saskatchewan, o Rio South Saskatchewan e o Rio Colúmbia.

O parque foi fundado em 1907 como uma reserva federal, e, em 1984 o parque foi declarado patrimônio mundial pela UNESCO, juntamente com outros três parques nacionais canadenses das Montanhas Rochosas: Yoho, Banff e Kootenay, e é um dos pontos turísticos mais visitados no Canadá. O nome "Jasper" origina-se de "Jasper Hawes", um antigo comerciante da região.


Fonte: wikipedia

sábado, 24 de maio de 2014

Costa Dourada - Mucuri - Bahia - Brasil

Costa Dourada é uma praia na cidade brasileira de Mucuri, no estado da Bahia, situada na extensão litorânea do extremo sul baiano, na fronteira da Bahia com o Espírito Santo.
Nesta praia que dá nome à região, as falésias de cor vermelha e a areia dourada emprestam um colorido especial a esse trecho do litoral, principalmente ao nascer e ao por-do-sol.


Veja também: Praias do Rio Tapajós - Santarém - Pará - Brasil


Fonte: wikipedia

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Pôr do Sol em Praga - República Checa

Praga é a capital e a maior cidade da República Checa, situada na margem do Vltava. Conhecida como "cidade das cem cúpulas", Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural.
Importante também como núcleo de transportes e comunicações, é o principal centro econômico e industrial da República Checa. 

Situada na Boêmia central, a cidade de Praga localiza-se sobre colinas, em ambas as margens do rio Vltava, pouco antes de sua confluência com o rio Elba. O curso sinuoso do rio através da cidade, cheia de belas e antigas pontes, contrasta com a presença imponente do grande Castelo de Praga em Hradcany, que domina a capital na margem esquerda (oriental) do Vltava.

Praga tem uma área de 496 km²2 e uma população de 1 237 893 habitantes (censo 2009), perfazendo uma densidade demográfica de 2357,07 hab./km². Pelas estatísticas de emprego deduz-se que cerca de 300 000 pessoas ali trabalham sem no entanto serem residentes, morando em cidades de porte menor vizinhas ou próximas à capital checa2 , formando, dessa forma sua região metropolitana, o maior aglomerado urbano do país.


Veja também: Praga – Cidade das Colinas - República Checa


Fonte: wikipedia

terça-feira, 20 de maio de 2014

Praia de Albandeira – (Portugal)

Com a praia de Albandeira, o termo recanto ganha um novo significado.
Para lá chegar, o visitante terá de percorrer uma estreita estrada que parece já não ser destes tempos.

Tal como muitos dos caminhos da região no século passado, serpenteia por entre velhos muros de pedra solta, constituindo, por si só, como que um espaço eco-museológico. Atravessam-se assim 2 km de característicos matos mediterrânicos que vão ocupando antigos pomares de sequeiro há muito abandonados.

A pequena praia de Albandeira surpreende-nos pelo encanto miniatural dos seus elementos – um pequeno promontório divide-a em dois areais acariciados por um mar de um azul puro e luminoso, o conjunto aninha-se como um brilhante entre pequenas arribas rendilhadas.


Veja também: Praias de Portugal


Fonte: CM de Lagoa - Foto: Joel Santos

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Cascata do Pego do Inferno - Tavira, Algarve (Portugal)

A Cascata do Pego do Inferno é a maior de um conjunto de três cascatas (Cascata do Pomarinho e Cascata da Torre) formadas em tufos calcários existentes na ribeira da Asseca em Santo Estêvão, perto de Tavira, no Algarve. 
Tufo calcário é um tipo de rocha formada em águas de origem cársica que após perderem dióxido de carbono ficam sobressaturadas em carbonato de cálcio que se acumula no fundo de cursos de água, em cascatas, lagos ou qualquer outro ambiente aquático.

Esta cascata, uma das mais curiosas de Portugal, cuja queda de água não é muito alta, ronda os três metros, dá origem a uma lagoa de tons verdes azeitona. 


Cor quente e mediterrânica que lhe advém da profundidade das suas águas e da cor dos terrenos e da vegetação onde se insere.

Sobre esta cascata e a sua lagoa contam-se lendas e histórias que aumentam em muito a profundidade da lagoa que após medições foi certificada em cerca de sete metros.



Veja também: Cânions secretos das montanhas Azuis - Austrália


Fonte: Wikipédia

domingo, 18 de maio de 2014

Ave do paraíso - Paradisaea minor

Paradisaeini é uma tribo de aves passeriformes da família Paradisaeidae, com 14 Gêneros e cerca de 43 espécies das chamadas aves-do-paraíso. A característica mais marcante das aves-do-paraíso é a plumagem exuberante dos machos da maioria das espécies, utilizada como ornamento nos rituais de acasalamento. 
O grupo é típico da Australásia e está presente nas regiões tropicais do Norte da Austrália, Nova Guiné, Indonésia e Ilhas Molucas. As aves-do-paraíso habitam principalmente zonas de floresta tropical e manguezais.  As plumas das aves-do-paraíso são bastante importantes nas sociedades nativas da Nova Guiné como símbolo de estatuto social. Quando a ilha foi descoberta e explorada por naturalistas europeus, as aves-do-paraíso causaram sensação pelo seu exotismo e diversidade. 

As plumas tornaram-se num adorno habitual nos chapéus das senhoras das classes média e alta, enquanto que os museus de história natural e colecionadores privados competiam pelo maior número possível de exemplares taxidermizados. No final do século XIX, princípio do século XX, foram abatidas muitas aves-do-paraíso para estes fins e muitas espécies ficaram à beira da extinção. Hoje em dia o IUCN lista apenas 12 aves-do-paraíso, mas todas as espécies do grupo estão protegidas na Papua-Nova Guiné e Irian Jaya. A importação de plumas de aves-do-paraíso é proibida na maioria dos países.


Fonte: zoologia

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Chita ou guepardo

Acinonyx jubatus é o nome científico da chita ou guepardo, também conhecido como lobo-tigre, leopardo-caçador ou onça-africana, um animal da família dos felídeos (Felidae), ainda que de comportamento atípico, se comparado com outros da mesma família. É a única espécie vivente do gênero Acinonyx. 
Tendo como habitat a savana, vive na África, península Arábica e no sudoeste da Ásia. Fisicamente, é significativamente parecido com o leopardo. As almofadas das patas da chita têm ranhuras para se moverem melhor em alta velocidade, e sua longa cauda serve para lhe dar estabilidade nas curvas em alta velocidade. 

Cada chita pode ser identificada pelo padrão exclusivo de anéis existentes em sua cauda, tem uma cabeça pequena e aerodinâmica e uma coluna incrivelmente flexível, são habilidades que ajudam bastante na hora da perseguição.


Fonte: wikipedia

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Mosteiro de Metéora - Grécia

Metéora é um dos maiores e mais importantes complexos de mosteiros do Cristianismo Oriental, superado apenas pelo Monte Atos. 
Os seis mosteiros foram construídos sobre pilares de rocha de arenito, na região noroeste da planície da Tessália, próximo ao rio Peneu e às montanhas Pindo, na Grécia central. A cidade mais próxima é Kalabáka.

O maior pico em que se localiza um mosteiro tem 549 metros. O menor, 305 metros.


Veja também: Mosteiros de Metéora - Grécia


Fonte: wikipedia

domingo, 11 de maio de 2014

Lago melissani em kefalonia na Grécia

Está localizada na ilha de Kefalonia, a noroeste de Sami, cerca de 5 km de Agia Efthymia, na Grécia.  As cavernas são cercados por florestas, e para o oeste encontra-se a encosta. Um lugar mágico. Cerca de um terço do seu comprimento é um lago. 
Está localizada a leste das montanhas de Evmorfia e Agia Dynati e é muito visitada por turistas. A água sobe a partir do sistema de caverna, a uma profundidade de 30 metros a partir de um lado da caverna e flui para a outra extremidade da caverna. 

Florestas rodeiam a caverna e as encostas da montanha fica a oeste. Um lugar de água limpa e formação surpreendente de rochas.  Possui um lago de coloração azul intenso. Na mitologia grega, Melissani era a caverna das ninfas. 


sábado, 10 de maio de 2014

Montanha de Tenkawa, no Japão

A montanha de Tenkawa encontra-se próximo da província de Nara,  no Japão. Nara se localizada na região de Kansai, ilha de Honshu. Sua capital é a cidade de Nara.
Nara foi criada em 1887, tornando-se independente da província de Osaka.Historicamente, a província de Nara também era conhecida como a Província de Yamato ou Yamato-no-kuni.


segunda-feira, 5 de maio de 2014

Flores de cereja em plena floração no Monte Yoshino - Nara - Japão

Monte Yoshino é uma montanha localizada na aldeia de Yoshino no distrito de Yoshino , em Nara prefeitura , Japão . Em 2004 , tornou-se parte do Património Mundial da UNESCO com o resto do conjunto chamado Locais sagrados e rotas da peregrinação na cordilheira de Kii.
Monte Yoshino foi o tema central de um poema waka coleção de poemas chamado o século X Kokin Wakashū . Ele também é um tema importante em vários poemas Hyakunin Unova .

Vários importante religiosa e ao redor do Monte Yoshino incluindo destinos de peregrinação podem ser encontrados santuário Mikumari Yoshino , o santuário Kimpu e Kinpusen-ji . É muito famosa por suas abundantes flores de cerejeira , o primeiro dos quais foram plantadas durante a chegada dos monges eo estabelecimento dos primeiros santuários 1300 anos. Sua presença atrai muitos visitantes durante a sua breve floração na primavera (símbolo da mortalidade no Japão e uma metáfora para a vida humana) e também por suas cores de outono, no final de outubro.

Cerejeiras crescem em grandes quantidades em torno do arbusto e dizer que hoje ultrapassa 30 mil no total. A maioria destes cerejeiras estão agrupados em quatro acumulações densas de árvores são chamadas senbon (mil árvores) localizados em diferentes altitudes para promover o seu florescimento em diferentes partes da tomada de primavera desde a primeira partida para florescer na parte inferior até o último floreio pode levar até duas semanas. Estes grupos (alto a baixa altitude) são chamados de oku-kami-Naka-and-senbon shimo e são encontrados em áreas de santuários ao longo do percurso até o topo.



Veja também: Monte Aconcágua - A Sentinela de Pedra

 

Fonte: Wikipédia

sábado, 3 de maio de 2014

Salto Ángel, na Venezuela

É o mais alto salto do mundo, com 979 metros de altura (807 metros de queda sem interrupção), gerada pela queda do rio Churún desde o Auyantepui, no Estado de Bolívar, sudeste da Venezuela, próximo da fronteira Brasil-Guiana. Seu nome é alusivo ao aviador estado-unidense James Crawford Angel.
O salto faz parte do Parque Nacional de Canaima, constituído em 1962 e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1994. Trata-se de uma área de 30 000 km², (maior que a Bélgica), sendo o sexto maior parque do mundo.

A altura oficial foi determinada por uma pesquisa da National Geographic Society, em 1949, segundo Ruth Robertson em Jungle Journey to the World's Highest Waterfall. O livro de David Mott, Angels Four, relata a primeira escalada bem-sucedida pela face do Auyantepui, a montanha do mal, até o topo das cataratas.


Fonte: wikipedia

Lagoa das Sete Cidades - Sete Cidades, Ilha de São Miguel, Açores (Portugal)

A Lagoa das Sete Cidades localiza-se no fundo da caldeira das Sete Cidades, na freguesia de mesmo nome, na ilha de São Miguel, nos Açores.
A caldeira foi formada por colapsos sucessivos de dois relevos que a circundam, e tem um diâmetro de cerca de 5 km e profundidade máxima de 400 metros. Constitui-se numa das maiores caldeiras de abatimento do arquipélago. Os seus bordos apresentam, em sua maior parte, vertentes muito inclinadas.

Inscreve-se em uma área de montanha de relevo bastante acentuado, com falésias interiores, profundas ravinas e sulcos em cujos leitos correm águas torrenciais. O Pico das Éguas, com 873 metros de altitude, é a maior elevação desta zona. A zona inclui uma área urbana, terrenos agrícolas e maciços florestais de produção de criptoméria.

É uma área importante em termos de endemismo, conservando vestígios da vegetação primitiva do arquipélago, com destaque para o cedro-do-mato ("Juniperus brevifolia"), o "Chaerophyllum azoricum", a angélica ("Angelica lignescens"), o azevinho ("Ilex perado ssp. azorica"), a "Tolpis azorica", o queiró ("Daboecia azorica"), a urze ("Erica azorica"), a "Lysimachia azorica", a uva-da-serra ("Vaccinium cylindraceum"), o folhado ("Viburnum tinus ssp. subcordatum"), a "Cardamine caldeirarum", as margaridas ("Beilis azorica"), assim como os musgos "Breutelia azorica", "Campylopus azoricus" e "Grimmia tricophylla ssp. azorica".

Representa também uma importante zona de passagem para aves migratórias, muitas das quais em perigo de extinção. Encontram-se igualmente aves endémicas dos Açores, como o pombo-torcaz-dos-Açores ("Columba palumbus azorica"), o melro-preto ("Turdus merula azorensis") e a estrelinha ("Regulus regulus azoricus").

Nas águas das lagoas da região encontram-se várias espécies de peixes introduzidas pelo Homem, como por exemplo a carpa ("Cyprinus carpio"), o lúcio ("Esox lucius"), a perca ("Perca fluviatilis"), o ruivo ("Rutílus rutílus") e a truta ("Salmo iridens gibrons").

A lagoa das Sete Cidades constitui-se no maior reservatório natural de água doce de superfície dos Açores, ocupando uma vasta área que chega aos 4,35 quilómetros quadrados, com uma profundidade de 33 metros.

Caracteriza-se pela dupla coloração das suas águas, sendo dividida por um canal pouco profundo, atravessado por uma ponte baixa que separa de um lado um espelho de águas de tom verde e, do outro, um espelho de tom azul.

Essas características, e a beleza da paisagem envolvente, deram lugar a que surgissem belas lendas sobre a sua origem e formação, inclusive a que a liga ao mito da Atlântida.

A lagoa, bem como a sua zona envolvente, encontra-se classificada como Paisagem Protegida.


Veja também: Ilha de São Miguel - Açores - Portugal


Fonte: Wikipédia


quinta-feira, 1 de maio de 2014

Cidade Molyvos em Lesbos, na Grécia

Lesbos  é uma ilha grega localizada no nordeste do mar Egeu. Lesbos é parte da prefeitura de mesmo nome, e seus habitantes são chamados Lesvioi. É a terceira maior ilha grega e a sétima maior do mar Mediterrâneo. 
Possui uma área de 1630 km² com 320 quilômetros de litoral. Sua população é de aproximadamente 90 000 habitantes, um terço dos quais vive em sua capital, Mitilene, no sudeste da ilha. A população restante é distribuída em pequenas cidades e aldeias. As maiores cidades são Kalloni, Gera, Plomari, Ayassos, Eresos e Molyvos, a antiga Mithymna.

A ilha é montanhosa. Dois picos — "Lepetymnos"  e "Olimpo", dominam suas seções norte e central. A origem vulcânica da ilha é manifestada em várias nascentes quentes. A ilha é verde, competentemente chamada "Ilha Esmeralda", com uma variedade de flora que camufla sua proporção. Oliveiras cobrem 40% da ilha juntamente com árvores de outros frutos. Florestas de pinheiros e alguns carvalhos ocupam 20% e o resto é arbustos, pastos e urbano. Na parte oeste da ilha está a segunda maior floresta petrificada do mundo de sequóias.


Fonte: wikipedia

Ilha de Samal, nas Filipinas

Com águas cristalinas, formações rochosas, manguezais e coqueiros, a ilha Samal reúne muitas opções de hospedagem, desde numerosos resorts de luxo a opções para mochileiros. 
No local é possível encontrar duas grandes atrações: a ilha Shanipaan Shoal, também chamada de "ilha da fuga", que desaparece de vista durante a maré alta; e o Coral Garden Marine Park, um santuário cheio de espécies da vida marinha, que faz de Samal um dos lugares preferidos pelos mergulhadores.


Fonte: vida e estilo


Casa de Ardverikie, na Escócia

Ardverikie House é provavelmente mais conhecido por seu papel como Glenbogle em Monarch of the Glen, Uma produção da BBC. A casa foi construída em terra a uma curta distância Loch Laggan Castelo, uma fortaleza do clã Macpherson.
A casa foi construída originalmente em 1840 pelo Marquês de Hamilton, que havia alugado o imóvel a partir do Macphersons. Em 1867, a concessão para Aberverikie Câmara aprovou a Ramsdens e pouco tempo depois (cerca de 1914) propriedade também foi transferida. Um incêndio em 1873 causou extensos danos Ardverikie Câmara e do imobiliário teve de ser reconstruída. A casa foi concluída em 1877.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...