quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Jardim da Abadia de Valloires, França

Valloires é uma abadia pertencente à Ordem de São Bernardo do século 12, situada na comuna de Argoules (de apenas 350 habitantes), localizada no extremo norte da França. Criados em 1989, com uma coleção de mais de 4.000 espécies de plantas raras, os Jardins de Valloires cobrem uma área de oito hectares. Estabelecidos na abadia de mesmo nome, os jardins são divididos em três partes distintas: o jardim formal, em harmonia com o edifício da abadia; o de estilo inglês, que contém uma coleção de plantas raras e o jardim pantanoso.

O famoso paisagista Gilles Clément foi designado para criar os jardins. Suas ideias incluíam integrar ao ambiente selvagem ao caráter histórico do local, sem levar muito em consideração o clássico estilo de jardim monástico. O resultado é que o Valloires é um jardim muito mais contemporâneo.

A coleção abrange uma enorme variedade de espécies – certas variedades são únicas na Europa. Recentemente, um novo jardim foi criado, dedicado à obra do naturalista Jean-Baptiste Lamarck, que nasceu na região em 1744. Hoje, a abadia é propriedade de uma associação fundada em 1922. Uma parte do local se dedica ao cuidado de crianças em dificuldade, enquanto outra é reservada a visitantes pagantes.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...